sábado, 23 de junho de 2007

(2)7 coisas (in)úteis para se fazer nas férias: um manual

1) faça descobertas culinárias como, por exemplo:
- descobrir que bolacha de maisena com brigadeiro é muito bom.
- que dá pra se comer leite condensado com praticamente tudo o que está na despensa.
- molho shoyo é um ótimo companheiro nas horas daquele macarrão água-e-sal-estou-com-preguiça-de-fazer-um-molho-decente.
- aquela pipoca na manteiga pode (e deve) substituir alguma refeição diária, ainda mais se o sofá está preparado para aquela sessão 3DVDs da tarde.
- pastel com muito catchup é o almoço de domingo perfeito.

2) pratique as suas melhores habilidades esportivas como, por exemplo:

- arremesso de roupa suja no cesto de roupas.
- salto da cama para a cadeira, poltrona ou sofá mais próximo.
- exercício para fortalecimento dos dedos, esse sendo executado regularmente no controle remoto e no mouse.
- origami.
- levantamento de garfo, colher e copo para o suprimento da necessidade básica de se alimentar a cada 30min.

3) exercite a mente:
- saia da sua velha calça de moletom ou do seu pijama de bolinhas, vista algo mais apresentável e vá até a banca de jornal mais próxima e assim se abasteça de caça-palavras, sudoku, palavras-cruzadas, jogos-dos-sete-erros (o melhor!) e etc.
- leia aqueles livros intelectualizados que estão parados na sua estante desde a última feira-liquidação do sebo como, por exemplo, aquele romance conto de fadas, aquele livro de piadas, os quadrinhos (!), os livros infantis (!!) e etc.
- compre um jogo da memória daqueles bem grandes.
- compre também no mesmo local do jogo da memória um quebra-cabeça de umas quinhentas peças, só pra relaxar nas horas de estresse brutal.
- atualize sua habilidade no mundo dos joguinhos, ocupando-se com o jogo da velha, jogo dos pontinhos, forca, paciência, tetris, pacman, batalha naval, pinball, e etc.


4) se enriqueça culturalmente:
- assista à maioria dos desenhos animados da TV, principalmente se você é um saudosista dos tempos de Pica-Pau, Thunder Cats, Caverna do Dragão e Tom & Jerry e, além disso, também é um moderninho que vai de South Park, Bob Esponja e Luluzinha.
- faça da TV Cultura o seu melhor canal (Castelo Rá-Tim-Bum! Quem lembra? Quem? Levante os braços: \o/)
- entre em discussões filosóficas nas salas de bate-papo da Internet. Você nunca mais será o mesmo depois de tantas conversas profundas (essa aqui também vale como experimento antropológico).
- abra uma janela de contato com o mundo: o site www.youtube.com deve ser a sua página inicial, sempre, assim como também são bem-vindas visitas regulares ao Google e à Wikipedia.

5) acerte o seu relógio biológico:
- se as dez horas de sono habituais não estão te livrando do cansaço-preguiça, durma mais um pouco, pois seu corpo precisa de muito descanso e, assim, aproveite e seja solidário com a carência alheia, já que a sua cama sempre precisou de companhia durante o dia mesmo.
- coma naquelas horas que você sentir necessidade e, principalmente, não ignore o seu estômago que às vezes precisa daquele lanchinho básico na frente da geladeira ou na cama às 4 da manhã de uma terça-feira ou às 0h30 de uma sexta.

6) cultive as amizades:
- nada melhor do que manter contatos nesse período natural de distância, assim, use o msn, o e-mail, orkut, bilhetes, telepatia, correio-elegante, barulhos de tambores, telefone, sinais de fumaça, cartas, código morse, pombos-correio e etc.

7) gaste seu tempo com coisas (in)úteis:
- faça manuais como este.
- complete profiles.
- escreva listas: “101 coisas para se fazer em 1001 dias”, “pessoas para as quais devo alguma coisa” (essa é grande!), “filmes para assistir”, “livros para ler”, “pessoas para matar só um pouquinho e regularmente”, “lugares para ir”, “curiosidades para suprir”, “decepções a se evitar”, “livros a se devolver”, etc.
- organize o seu guarda-roupa por estações do ano e por cores.
- arrume a sua estante de livros por ordem alfabética, só pra você não achar nada depois e bagunçá-la de novo em breve.


**Enfim, desligue-se do mundo!**



Nenhum comentário: